quinta-feira, 5 de junho de 2008

Os dois hemisférios

O cérebro humano está dividido em duas metades: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo.
Embora os hemisférios cerebrais tenham uma estrutura simétrica, ambos com os dois lóbulos que emergem do tronco cerebral e com áreas sensoriais e motoras, certas funções intelectuais são desempenhadas por um único hemisfério. Geralmente, o hemisfério dominante de uma pessoa ocupa-se da linguagem e das operações lógicas, enquanto que o outro hemisfério controla as emoções e as capacidades artísticas e espaciais.
(o hemisfério esquerdo pensa : 2+2=4
o hemisfério direito pensa: 2+2= doi patos a nadar no lago)

A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo.

Cada hemisfério é constituído por uma camada de substância branca e outra de substância cinzenta ou córtex cerebral.

A substância cinzenta, que corresponde aos centros nervosos, tem um aspecto acinzentado devido aos corpos celulares dos neurónios que a constituem. A substância branca, correspondente às vias nervosas, é formada pelas “caudas” dos neurónios (axónios). Os axónios, como vimos já, ligam as células entre si e também as ligam a outras partes do encéfalo.

Não obstante as suas funções distintas, o pensamento e o movimento do corpo só é possível através de um trabalho de coordenação e complementaridade entre os dois hemisférios, conectados entre si por uma região denominada corpo caloso.

Sem comentários: